De acordo com geólogos este buraco tem 40 metros de largura, 20 metros de profundidade de água e foi criado quando uma caverna de pedra calcária desabou. Alguns moradores acreditam que um pedaço da lua caiu do céu e fez o buraco. Em torno do buraco foi criado um parque completo, com vestiários, para que os visitantes possam entrar na água.
9. Escoadouro do diabo, EUA
Localizado a 400 metros de profundidade, foi descoberto pelos colonos Anglo em 1867. Hoje foi registrado como Marco Natural Nacional, sendo protegido pelo estado e é um destino turístico bem reconhecido. No verão é a residência de cerca de 4 milhões de morcegos de cauda.
8. Gypsum Stack, EUA
Em 15 de junho de 1994 uma cratera se abriu em uma pilha de 80 milhões de toneladas de gesso – conhecida como ‘Pilha de Gesso’. O buraco deslocou dois milhões de metros cúbicos de terra, o suficiente para engolir 400 vagões ferroviários.
7. África Boesmansgat: O Bushman’s Hole, África do Sul
Localizado na África do Sul, esta cratera é considerada o terceira caverna mais profunda de água doce submersa no mundo, cerca de 270 metros de profundidade.
6. Zacatón, México
Zacatón é o mais profundo buraco cheio de água no mundo, faz parte um grupo de cinco buracos interligados, conhecido como cenotes em espanhol, no nordeste do México. Uma teoria afirma que os buracos de Zacatón, com medida de 335 metros de profundidade, tenham sido formados com a água ácida que esculpiu o calcário. De acordo com Gary Marcus, um estudante de pós-graduação de hidrogeologia na Escola Jackson de Geociências na Universidade do Texas em Austin, estes buracos começaram a se formar durante o Pleistoceno, como resultado da atividade vulcânica de baixo. Esta visão difere da teoria clássica da formação de cavernas e também hipóteses sobre a formação de outras grandes cavernas nesta parte do México.
5. Mount Gambier, Austrália
Mount Gambier, a segunda maior cidade do sul da Austrália, é definida por muitos recursos naturais incluindo uma rede de vulcões e crateras, que formam lagos azuis cheios de água de poço artesiano e vários buracos de grandes dimensões.
4. Sarisarinama Tepui, Venezuela
Localizado no pico de uma montanha de 2.350 metros de altura no Jaua – Sarisariñama National Park, no extremo oeste sul do estado.
3. Great Blue Hole
O Great Hole é um grande buraco submarino ao largo da costa de Belize. Tem mas de 300 metros de largura e 125 metros de profundidade.
2. Berezniki, Rússia
A expansão apareceu pela primeira vez em 1986 perto da cidade de Berezniki, Rússia, quando uma mina de potássio nas proximidades inundadas começou a desabar, ameaçando agora engolir a linha ferroviária. Tem cerca de 80 metros de comprimento, 40 m de largura e 200 m de profundidade e, é conhecido mundialmente porque 10% da produção mundial de potássio vem dessa área.
1. Qattara Depressão, Egito
A oeste de Qattara, Egito, está localizado o maior buraco do mundo natural, medindo 80 km de comprimento, 120 km de largura e 133 metros de profundidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário